Registro de Marcas e Patentes
Registro de marcas e patentes: Você sabe o que é?
Primeiramente, este é processo legal de proteger os direitos de propriedade intelectual de uma empresa ou indivíduo.
Basicamente, o registro de uma marca comercial garante que nenhum outro negócio pode usar esse nome ou logotipo. Já o registro de uma patente protege uma invenção exclusiva ou um processo de produção.
Assim, para registrar uma marca ou patente, é necessário seguir os procedimentos legais exigidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Ainda, o processo pode levar vários meses e requer o preenchimento de formulários, pagamento de taxas e apresentação de documentos que comprovem a originalidade da marca ou patente.
Nesse sentido, uma vez concedido o registro, o proprietário da marca ou patente tem o direito exclusivo de usar e comercializar sua propriedade intelectual.
Registro de marcas e patentes: o que é uma marca?
Antes de mais nada, uma marca é um sinal distintivo que identifica e diferencia produtos e serviços de uma empresa em relação a seus concorrentes.
Isto é, pode ser um nome, logotipo, símbolo, design, frase ou combinação desses elementos reconhecidos pelo público como sendo exclusivos.
Além disso, a marca é uma importante ferramenta de comunicação e marketing, pois ajuda a construir a identidade da empresa e a estabelecer uma conexão emocional com o público. Uma marca forte pode criar lealdade do consumidor e aumentar o valor de mercado da empresa.
Registro de marcas e patentes: o que é uma patente?
Desde já, uma patente é um título de propriedade concedido pelo Estado para proteger invenções ou processos inovadores.
Do mesmo modo, ela concede ao titular da patente o direito exclusivo de explorar comercialmente a invenção ou processo. Isso impede que terceiros o utilizem sem autorização por um período determinado de tempo.
Dessa forma, para obter uma patente, a invenção deve ser nova, ter atividade inventiva e ser suscetível de aplicação industrial.
Nesse sentido, uma vez concedida uma patente, o titular pode explorá-la comercialmente, licenciando-a para terceiros ou utilizando-a para obter vantagens competitivas no mercado.
E quais são as vantagens do registro de marcas e patentes?
Registrar uma marca é evitar que outras pessoas ou empresas utilizem o mesmo nome de forma indevida. Além disso, o registro de marcas faz com que o dono permita, dentro da lei, que ela possa ser utilizada por outras pessoas, algo que pode ser muito lucrativo.
Em contrapartida, para as patentes, o registro garante que o que foi criado seja exclusivo de quem criou.
Mas, como fazer o registro de marcas e patentes?
Tanto para as marcas quanto para as patentes, é fundamental, primeiramente, fazer uma pesquisa para saber se elas já não existem. Isso permite verificar se há ou não uma marca, ou patente, já registrada.
Na Consulting Global, os registros de marcas e patentes são feitos com total qualidade, dedicação e segurança.
Aqui, fazemos uma pesquisa gratuita da sua marca. Assim, feita essa busca e vendo que o nome está disponível, inicia-se o processo de registro de marcas e patentes perante o INPI.
A Consulting Global é a empresa ideal para fazer o registro de marcas e patentes
Somos um dos escritórios mais conceituados quando se fala em marcas e patentes. Prestamos uma assessoria completa para empresas, nas áreas de administração, consultoria e jurídico de Propriedade Intelectual.
Para atender você e a sua empresa com a qualidade que merecem, temos uma combinação perfeita para todas as áreas e serviços, principalmente em marcas e patentes.
Além disso, contamos com profissionais experientes e preparados para oferecer a todos os clientes registros diferenciados e de alta qualidade.
Para isso, contamos com diferentes formas para contratar esse registro, entendendo a dificuldade e o volume desse tipo de serviço, pensando sempre em atender a todas as necessidades dos clientes.
Links:
https://www.economiasc.com/2020/09/28/como-registrar-uma-marca/
https://www.ignicaodigital.com.br/como-registrar-uma-patente/