Marcas e Patentes
Marccas e Patentes: Muita gente ainda confunde os conceitos de marcas e patentes. Ainda que essas duas palavras estejam relacionadas ao mundo empresarial, elas são diferentes.
Mas com algo em comum: as duas protegem tudo o que seu criador pensou e colocou em prática.
Mas quais são as diferenças entre marcas e patentes?
Primeiramente, podemos dizer que a marca pode ser uma palavra, uma imagem ou qualquer outra coisa utilizada para que as pessoas reconheçam de onde vem algum produto ou serviço.
Por outro lado, uma patente é o direito que um inventor tem para fabricar, usar e vender aquilo que inventou.
Por isso, é muito importante entender muito bem esses dois conceitos, principalmente para quem é novo no mundo dos negócios. Geralmente, marcas e patentes garantem os direitos autorais para uma empresa. Mas elas vão muito além disso.
De antemão, para ficar bem claro, as principais diferenças entre marcas e patentes são:
- A marca é um símbolo que identifica um produto ou serviço de uma empresa. E a patente é para algo novo, com utilidade e traga algum resultado;
- A marca pode ser um sinal, palavra, frase, imagem ou desenho. Já a patente é toda e qualquer invenção;
- A marca protege todo o que está relacionado ao logotipo, ao slogan ou mesmo para a combinação desses dois fatores. E a patente protege novas ideias colocadas em prática;
- Enquanto a marca impede que outras empresas utilizem ou criem algo que se pareça com o que já tem, a patente impede que outras empresas fabriquem, utilizem ou vendam o que foi criado.
Marcas e patentes: O que é uma marca?
Antes de mais nada, podemos definir marca como tudo aquilo que identifica e diferencia produtos ou serviços para as pessoas. Essa identificação cria vínculos com a marca, até mesmo afetivos.
Em outras palavras, com a marca, os consumidores conseguem identificar um fabricante ou prestador de serviços.
Marcas e Patentes: O que é uma patente?
Por outro lado, uma patente é o que registra uma invenção. Essa invenção pode ser um produto, um serviço, ou mesmo uma melhoria.
Para receber a patente, essa invenção precisa ser algo novo, útil e traga resultados.
E quais são as vantagens de registrar marcas e patentes?
Registrar uma marca é evitar que outras pessoas ou empresas utilizem o mesmo nome de forma indevida. Além disso, o registro de marcas faz com que o dono permita, dentro da lei, que ela possa ser utilizada por outras pessoas, algo que pode ser muito lucrativo.
Em contrapartida, para as patentes, o registro garante que o que foi criado seja exclusivo de quem criou.
Mas, como fazer o registro de marcas e patentes?
Tanto para as marcas quanto para as patentes, é fundamental, primeiramente, fazer uma pesquisa para saber se elas já não existem. Isso serve para verificar se há ou não uma marca, ou patente, já registrada.
Na Consulting Global, os registros de marcas e patentes são feitos com total qualidade, dedicação e segurança.
A Consulting Global é a empresa ideal para fazer o registro de marcas e patentes
Somos um dos escritórios mais conceituados quando se fala em marcas e patentes. Prestamos uma assessoria completa para empresas, nas áreas de administração, consultoria e jurídico de Propriedade Intelectual.
Para atender você e a sua empresa com a qualidade que merecem, temos uma combinação perfeita para todas as áreas e serviços, principalmente em marcas e patentes.
Além disso, contamos com profissionais experientes e preparados para oferecer a todos os clientes registros diferenciados e de alta qualidade.
Para isso, contamos com diferentes formas para contratar esse registro, entendendo a dificuldade e o volume desse tipo de serviço, pensando sempre em atender a todas as necessidades dos clientes.